Cozinha

Cozinha

Chef Duarte Eira

chef_duarte_eira

Figura no Top 5 dos “Chefs Cozinheiros do ano 2015. Em 2011 venceu o concurso “Revolta do Bacalhau”.

Duarte Eira, natural de Vila Real, é um jovem promissor Chef, com um percurso já extenso e altamente dedicado à gastronomia de excelência, que reserva no seu currículo um lugar de destaque ao “fiel amigo”.
Tendo iniciado o seu caminho na culinária com o estágio no Hotel Régua Douro, várias foram as cozinhas por onde passou. Destaque para a cozinha do Hotel Aquae Flaviae, do Casino-Hotel de Chaves, do Hotel Monte Prado & Spa e da Casa da Calçada Relais & Chateux, sendo esta última sinalizada com uma estrela Michelin.
Duarte Eira foi o vencedor da sétima edição do concurso “Revolta do Bacalhau” em 2011 na categoria gastronómica, com a proposta “O Bacalhau da Noruega assado numa versão contemporânea”. Este concurso foi presidido pelo conceituado Chef Hélio Loureiro e teve como mote “Pela culinária, inovar, inovar!”.
Dedicado exclusivamente ao bacalhau, o concurso conta já com 8 edições, e segundo Hélio Loureiro, “as revoltas estão na moda! Dos concorrentes é esperado que sejam autênticos, que valorizem a gastronomia portuguesa, que se mantenham fiéis a si próprios e que sejam coerentes com o seu trabalho”.
Enquanto vencedor do concurso, Duarte Eira foi premiado com um curso intensivo de formação para aperfeiçoar as técnicas de confeção do bacalhau, no “Gastronomik Institut” na Noruega. A formação foi ministrada por Daniel Madsen, um dos membros da equipa olímpica norueguesa de culinária.
Segundo Duarte Eira, a experiência na Noruega foi um exemplo vivo da “valorização dos produtos nacionais e do respeito pela natureza”, e pela utilização “dos produtos da época”, com resultados excelentes em termos culinários, que combinam “uma cozinha muito bonita e simultaneamente muito saborosa”.
Em 2015, Duarte Eira foi um dos candidatos ao título de Chef Cozinheiro do Ano 2015, onde arrecadou o 5º lugar. O júri foi presidido por Nuno Mendes, Chef do Chiltern Firehouse e da Taberna do Mercado, em Londres.