Onde o bacalhau é rei


Onde o bacalhau é rei

in revista Flash , 24 Agosto 2013

Em Aveiro, o Salpoente é como a cidade: fica a vontade de voltar. Quem vai pela primeira vez não deixa de voltar para degustar uma ementa repleta de iguarias.

O restaurante Salpoente, localizado no Cais de São Roque, em Aveiro, é um espaço relativamente novo mas já uma referência gastronómica na cidade dos moliceiros e dos ovos-moles. Nasce da recuperação de dois antigos Armazéns de Sal, património histórico de Aveiro, mesmo em frente à ria. Aqui, para além de uma ementa recheada de pratos muitos ligados à cozinha tradicional portuguesa, há uma aposta clara da nova gerência em transformar este espaço no melhor restaurante português especialista em bacalhau.
Embora – e como já se disse – a base seja a cozinha tradicional portuguesa, o chef Duarte Eira alia os ‘nossos’ sabores a uma cozinha progressista. O que é que isto significa? O Salpoente funciona como uma espécie de laboratório, onde são estudados a fundo os sabores tradicionais e a forma como serão feitas as abordagens aos mesmos. Quando a aposta é feita especialmente no bacalhau é evidente que a oferta deste ingrediente é diversificada e vai dos pratos mais simples aos mais elaborados.
Ainda sobre Duarte Eira, há que referir que o jovem chef arrecadou o primeiro prémio na categoria gastronómica da 7.a edição do concurso ‘Revolta do Bacalhau’, com a proposta ‘O Bacalhau da Noruega assado numa versão contemporânea’. Na sequência desse prémio, Duarte Eira realizou um curso intensivo de formação para aperfeiçoar as técnicas de confecção do bacalhau no Gastronomik Institut, na Noruega.
Este artigo não ficaria completo se não referíssemos o serviço prestado, por uma equipa jovem e dinâmica: é competente e a simpatia é regra da casa. Podemos até garantir que se trata do complemento perfeito para as várias experiências degustativas que se podem ter naquele restaurante de Aveiro.

destaque_de_noticia_flash_24_ago_page